Explorando o universo do vidro e dos resíduos vítrios!
.
Previous slide
Next slide

Hialo

Hialo √© um projeto inovador desenvolvido no √Ęmbito do programa de extens√£o 1000 Futuros Cientistas, uma iniciativa realizada em colabora√ß√£o com a Universidade Federal de Minas Gerais e diversos outros parceiros. O cerne desse projeto √© explorar de maneira aprofundada o universo do vidro e dos res√≠duos v√≠treos, visando a identifica√ß√£o de potenciais produtos que possam ser concebidos a partir desses res√≠duos

A proposta do Hialo transcende a mera an√°lise superficial do vidro, adentrando o campo dos res√≠duos v√≠treos e suas poss√≠veis aplica√ß√Ķes. Este enfoque hol√≠stico abrange desde a caracteriza√ß√£o dos res√≠duos v√≠treos at√© a concep√ß√£o de produtos tang√≠veis que possam ser desenvolvidos a partir desses materiais

Ao longo do projeto, os participantes serão imersos em uma jornada de descoberta que perpassa os aspectos científicos, tecnológicos e ambientais relacionados ao vidro e seus subprodutos. A pesquisa abordará não apenas a composição e propriedades do vidro, mas também explorará as oportunidades de inovação e sustentabilidade oferecidas pela reutilização e transformação dos resíduos vítreos em produtos de valor agregado.

Por meio de parcerias estrat√©gicas e uma abordagem interdisciplinar, o Hialo busca n√£o apenas informar, mas inspirar os participantes a visualizarem o potencial transformador dos res√≠duos v√≠treos. O objetivo √ļltimo √© fomentar a consci√™ncia ambiental e estimular pr√°ticas sustent√°veis, contribuindo assim para o avan√ßo da ci√™ncia e o desenvolvimento de solu√ß√Ķes criativas e ben√©ficas para a sociedade.

História do Vidro

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar,o vidro não é uma invenção humana. Ele é mais umade nossas descobertas!

A história mostra que há milanos os povos fenícios que trabalhavam comcomércio descobriram o material depois de fazeremuma fogueira na areia da praia. A união do fogo coma areia, juntos do elemento chamado nitrato desódio, foram convertidos em vidro.

Os registros contam também que foram os romanosque melhoraram este material, uma vez que jádominavam técnicas de lapidação, pintura,coloração, gravura e moldagem. Continue a leitura esaiba mais sobre a descoberta do vidro!

Ciclo do Resíduo Vítrio

O vidro √© um material 100% reciclagem, masmuitas das vezes n√£o √© reutilizado. A sustentabilidade no vidro pode est√°relacionando a a√ß√Ķes, inciativas, projetos que colaborem para o reaproveitamento destematerial.

Contribuindo para os objetivos dedesenvolvimento sustent√°vel da Organiza√ß√£odas na√ß√Ķes unidas, veja o Mapping Res√≠duo V√≠treo

1- Geração de Resíduo

A geração de residuo ocorre...

2 - Coleta Seletiva

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

3-Triagem de Avaliação do Destino

A geração de residuo ocorre...

4 - Tratamento do Resíduo Vítreo

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

5 - Novo Produto

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Últimas Notícias

Material Did√°tico

Quiz

Teste seu conhecimento sobre o processo vítrio!

Parceiros‚Äč

Entre em Contato‚Äč

Siga nossas redes