1000 Futuros Cientistas

Programa de Extens√£o Universit√°ria

Sobre

O 1000 Futuros Cientistas

O 1000 Futuros Cientistas √© um projeto organizado e executado por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, que visa levar a ci√™ncia a alunos da rede p√ļblico de ensino. Para atingir o objetivo de torn√°-la ci√™ncia mais acess√≠vel, o programa acontece por meio de visitas √†s escolas para levar experimentos at√© os estudantes, ou eventos em que recebemos alunos de escolas interessadas na pr√≥pria universidade. Em ambas as programa√ß√Ķes, o projeto cria e disponibiliza para o p√ļblico conte√ļdos did√°ticos que oferecem contato com teorias cient√≠ficas.
 
 
Além disso, a infraestrutura do programa conta com os espaços e os recursos do campus universitário, como os laboratórios de pesquisa do Instituto de Química e os materiais disponibilizados neles, além da própria sala de aula e outros ambientes escolares dos colégios que desejam participar do projeto.

Nossa miss√£o

Tornar o conhecimento científico acessível à população por meio da divulgação, experimentação e popularização da ciência, gerando impacto social

Produtos e serviços

Como buscamos atingir nossa miss√£o?

O Programa de Extens√£o ‚Äú1000 Futuros Cientistas‚ÄĚ atua na √°rea de educa√ß√£o e comunica√ß√£o para promover intera√ß√£o escola-universidade e populariza√ß√£o da ci√™ncia. O Programa √© composto por 5 projetos

O Inspirati consiste em um projeto que visa despertar o interesse pela ci√™ncia em alunos da rede b√°sica de ensino, levando pr√°ticas at√© as escolas. Para alcan√ßar esse objetivo, o programa promove aos estudantes atividades pedag√≥gicas como o contato com metodologias cient√≠ficas, resolu√ß√£o de teses de pesquisas e visitas a laborat√≥rios de pr√°ticas acad√™micas da universidade. Como estrat√©gias para realizar essas a√ß√Ķes, o Inspirati produz e apresenta aos alunos materiais did√°ticos sobre ci√™ncia, equipamentos e reagentes para as execu√ß√Ķes cient√≠ficas e conte√ļdos sobre as atividades promovidas.

O programa conta com a participa√ß√£o dos volunt√°rios do projeto 1000 Futuros Cientistas, mas tamb√©m com docentes e pesquisadores de outras programa√ß√Ķes ministradas pela comunidade cient√≠fica da universidade. Para que o impacto do programa chegue aos alunos de rede b√°sica, a infraestrutura utilizada para as atividades propostas consiste no uso dos recursos contidos na academia e na utiliza√ß√£o do pr√≥prio ambiente escolar.

volunt√°rio

Seja um volunt√°rio do programa!

Quer fazer parte do nosso projeto e levar o acesso à ciência a mais pessoas? Acesse:

visitas

Visitas no campus da universidade

As visitas até o campus da universidade são um de nossos principais serviços para que outros alunos tenham acesso à ciência! Agende já uma visita.

Eventos

Nossos eventos

Para tornar a ci√™ncia acess√≠vel a estudantes da rede p√ļblica, tamb√©m promovemos eventos com pr√°ticas e experimentos cient√≠ficos para o p√ļblico. Conhe√ßa alguns deles!

Próximo evento

Galeria

Confira fotos dos eventos e visitas que realizamos até as escolas para alcançarmos nossa missão social!

contato

Fale com a gente!

Quer conhecer mais alguma informação sobre o projeto ou sobre as visitas? Entre em contato com a gente por e-mail!