Tornar o conhecimento científico acessível à população por meio da divulgação, experimentação e popularização da ciência, gerando impacto social
O Inspirati consiste em um projeto que visa despertar o interesse pela ciência em alunos da rede básica de ensino, levando práticas até as escolas. Para alcançar esse objetivo, o programa promove aos estudantes atividades pedagógicas como o contato com metodologias científicas, resolução de teses de pesquisas e visitas a laboratórios de práticas acadêmicas da universidade. Como estratégias para realizar essas ações, o Inspirati produz e apresenta aos alunos materiais didáticos sobre ciência, equipamentos e reagentes para as execuções científicas e conteúdos sobre as atividades promovidas.
O programa conta com a participação dos voluntários do projeto 1000 Futuros Cientistas, mas também com docentes e pesquisadores de outras programações ministradas pela comunidade científica da universidade. Para que o impacto do programa chegue aos alunos de rede básica, a infraestrutura utilizada para as atividades propostas consiste no uso dos recursos contidos na academia e na utilização do próprio ambiente escolar.
Conscientes de que a hialotecnia é um conhecimento restrito a poucos profissionais, o 1000 Futuros Cientistas incorporou o “Projeto Hialotecnia”, uma ação extensionista com o objetivo promover a aproximação dos alunos da educação básica de escolas públicas de Minas Gerais com a Universidade e adquirir novos conhecimentos sobre meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos urbanos e o vidro.
A promoção desse projeto mostra-se estratégica, uma vez que colabora para a manutenção e difusão da pesquisa, ensino e extensão, pilares da Universidade Federal de Minas Gerais. Assim como as demais atividades extensionistas do 1000FC, este programa alcança diferentes estudantes em níveis de educação básica, oferecendo a popularização de conhecimentos – antes restritos a pequenos grupos – através da divulgação científica, cativando o interesse dos alunos antes do ingresso nas redes universitárias.
O projeto desenvolve-se com demonstrações de hialotecnia, proporcionando, na maioria dos casos, um primeiro contato dos estudantes com essas atividades, proporcionando práticas diferentes das quais eles estão acostumados. Os discentes são expostos também a conceitos teóricos, como gerenciamento de resíduos, uso responsável de materiais e reciclagem, além de atividades inventivas e inovadoras, que auxiliam no desenvolvimento da criatividade e aprendizado dinâmico. A hialotecnia também atua na produção de materiais didáticos de conscientização ambiental. Dessa forma, os estudantes envolvidos são instigados a compreender e difundir a importância de da hialotecnia e educação socioambiental.
O projeto “Experimentando Ciências no DQ” foi criado e desenvolvido pelo 1000 futuros cientistas, e, junto a outros cinco projetos vinculados e diferentes atividades, visa explorar o grande potencial para conectar a educação básica à universidade, criando oportunidades para a troca de saberes entre os envolvidos. Assim, através do desenvolvimento de atividades junto à população fora da universidade, procuramos, por meio da popularização, experimentação e divulgação da ciência, gerar impacto social ao transformar a vida de centenas de estudantes.
O “1000 Futuros Cientistas: Experimentando ciências no DQ” tem como objetivo integrar estudantes da educação básica, promovendo experiências práticas dentro do campus da UFMG, localizado na região da Pampulha.
O projeto conta com a realização de experimentos científicos dentro do laboratório e visitas em laboratórios de pesquisa. Através da visita presencial ao Departamento de Química da UFMG são realizadas atividades experimentais in loco com o objetivo de estimular o interesse dos participantes pelo ambiente acadêmico e pela ciência. Essa prática promove, na maioria das vezes, o primeiro contato dos estudantes de escolas públicas com um laboratório científico, com pesquisadores e com tecnologias de ponta. Esse tipo de atividade permite não apenas a criação de laços entre a sociedade e a universidade, mas também a oportunidade e desenvolvimento de integração, criação de parcerias e o fomento à educação gratuita e de qualidade, pilares da universidade.
O projeto 1000 Futuros Cientistas Pelo Mundo é uma iniciativa extensionista que tem como objetivo levar as tecnologias desenvolvidas pelo programa e pela universidade para diversos eventos, escolas, congressos e outros ambientes. A proposta é, assim, quebrar a rotina do aprendizado tradicional em ambientes fechados, proporcionando experiências únicas e estimulando o ensino e o interesse pela ciência.
Através da participação nesses eventos de popularização da ciência, tanto em ambientes internos como externos à UFMG, busca-se estabelecer um contato mais próximo entre a universidade e a sociedade. É uma oportunidade para apresentar e expor as diversas atividades desenvolvidas por outros projetos dentro do 1000 Futuros Cientistas.
Dentre essas atividades, destacam-se jogos didáticos, oficinas e experimentos científicos. Essas ações têm o objetivo de despertar o interesse dos participantes pela ciência, promovendo uma abordagem mais prática e interativa do conhecimento científico. Através dos jogos didáticos, por exemplo, é possível aprender de forma lúdica e divertida, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Já as oficinas oferecem a oportunidade de colocar a mão na massa, permitindo que os participantes realizem experimentos e atividades práticas relacionadas a diferentes áreas da ciência. Essa abordagem hands-on contribui para uma maior compreensão dos conceitos científicos e incentiva o pensamento crítico e investigativo.
O projeto 1000 Futuros Empreendedores é uma iniciativa que tem como objetivo principal ensinar e estimular o espírito empreendedor entre os jovens, porém com sabedoria e inteligência. Através dessa programação, são realizadas Maratonas Empreendedoras em escolas participantes, nas quais os alunos são desafiados a desenvolver uma solução inovadora para um problema apresentado.
Durante as Maratonas Empreendedoras, os participantes contam com o apoio de mentores capacitados, que são designados para orientá-los ao longo de todo o processo de desenvolvimento das soluções. Eles ajudam os alunos a identificarem possibilidades de crescimento, estimulando o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. As soluções desenvolvidas durante as Maratonas Empreendedoras são avaliadas e classificadas, sendo que as melhores colocadas recebem premiações. Essa valorização das ideias e dos projetos incentiva os jovens a prosseguirem com suas propostas e a amadurecerem suas ideias empreendedoras.
O projeto 1000 Futuros Empreendedores busca, assim, não apenas ensinar os conceitos e as práticas do empreendedorismo, mas também proporcionar uma experiência prática e desafiadora para os jovens. Através das Maratonas Empreendedoras, os alunos são incentivados a pensar de forma criativa, a identificar oportunidades de negócios e a buscar soluções inovadoras para os problemas do cotidiano.